Com o intuito de reduzir as intervenções desnecessárias em pacientes com câncer de próstata, bem como minimizar eventos adversos e sequelas dos tratamentos, a mundialmente utilizada estratégia de vigilância ativa ainda é pouco indicada no Brasil. Uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, está recrutando voluntários para participar de um estudo que busca incentivar e coletar dados dessa estratégia no SUS.
Programação
Dia: 22/06/2023 - Horário de Brasília: 13:00 às 14:00 - Formato Híbrido - Disponível em Libras
Conexão PROADI Moinhos - Projeto Vigia SUS
Programação:
13h00 - Boas vindas: Dra. Juçara Gasparetto Maccari - Gerente Médica do Hospital Moinhos de Vento
13h10 - Apresentação do Projeto: Dr. Jeziel Basso - Médico Oncologista do Hospital Moinhos de Vento e Pesquisador do Projeto VigiaSUS.
13h20 - Apresentação dos Dados da Vigilância ativa: Juliana Beust de Lima - Pesquisadora do Projeto VigiaSUS.
13h25 - Apresentação dos Dados de Impacto orçamentário: Thais Machado Baptista - Pesquisadora do Projeto VigiaSUS.
13h30 - Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata em Vigilância Ativa de Neoplasia de Próstata: Dr. Ivan Morzoletto Pedrollo - Médico Radiologista do Hospital Moinhos de Vento.
13h35 - Avaliação anatomopatológica na vigilância ativa: Dra. Carmen Liane Neubarth Estivallet - Médica do Laboratório de patologia do Hospital Moinhos de Vento.
13h40 - Panorama dos projetos Proadi-SUS na pesquisa em saúde: Dra. Clênia dos Santos Azevedo - Consultora Técnica Científica COPP/CGFPS/ Decit / SECTICS /MS;
13h50 - Depoimentos
14h00 - Encerramento